Os Beduínos

Beduínos são pessoas simples, ingênuas e amigáveis que preferem o vasto terreno árido do deserto à vida nas grandes cidades. Eles vivem rodeados de areia, vento, calor e imensidão. Dizem que eles não sentem calor, nem frio, que seus corpos são muito mais fortes que os nossos e que apenas eles têm capacidade de sobreviver no deserto.

A Península Arábica localizada entre a Ásia, África e Europa é o lar de muitos beduínos que como seus ancestrais, vivem nesta área há milhares de anos.

Eles são nômades, se movem de um lugar a outro à procura de água, comida e verde para seus animais. Os beduínos têm aparência bela e forte, com cabelos e olhos escuros e pele bronzeada. São calorosos, amigáveis e a família é o sentido de suas vidas.

Conheça alguns detalhes da vida beduína:

Casa de lã: é como os beduínos chamam sua tenda, que é feita pelas mãos habilidosas das mulheres da família. Longos fios de lã de ovelha são colocados lado a lado no chão formando um grande retângulo que é costurado e colocado sobre estacas de madeira. A casa de lã é dividida em 3 áreas: quarto de visita, de trabalho e de dormir.

Dellahs: são potes onde o café árabe é preparado. Os "dellahs" têm grande importância na vida beduína e estão sempre presentes no quarto de visitas da tenda, prontos para servir café a um viajante ou amigo que passe. É costume quando uma pessoa termina de beber seu café, balançar a xícara ou tapá-la com a mão em sinal de estar satisfeita. Caso contrário os beduínos voltam a encher a xícara.

Jamel: é como se diz camelo em árabe. Este simpático animal é considerado pelos beduínos como "ata Allah" (presente de Deus!) O jamel é o único animal com capacidade de viajar pelo deserto, sem necessidade de água, por muitos dias e com muito peso sobre seu corpo. Outros animais também essenciais aos beduínos são a cabra e o carneiro. Com a lã, eles confeccionam suas tendas, tapetes e roupas. O carneiro em especial é admirado pelo seu leite e carne.

   Curiosidades do Mundo Árabe

Av. Júlio de Castilhos, 3082, 2º andar, B. São Pelegrino - E-maill: [email protected] - Fone: (54) 3021.3538

WebDesign: Priscila Brinker - E-mail: [email protected] - WebMaster: Raquel Machado - Contato: WebRoses