A Península Arábica localizada entre a Ásia, África e Europa é o lar de muitos beduínos que, como seus ancestrais, vivem nesta área há milhares de anos. Beduínos são pessoas simples, ingênuas e amigáveis que preferem o vasto terreno árido do deserto à vida nas grandes cidades. Eles são nômades, se movem de um lugar para outro, procurando água, comida e verde para si próprios e para seus animais. Os beduínos têm aparência bela e forte, com cabelos escuros e pele bronzeada.
No Egito existem 5 oásis habitados e em cada um deles existem danças praticadas pelos beduínos que ali vivem.
A dança beduína que estudamos na Rakaça é baseada em movimentos e tradições dos beduínos da região de Marsamatrouah (cidade próxima a Alexandria) que tem muita semelhança com beduínos líbios. A dança é alegre e cheia de significado, exaltando o deserto em que vivem, as mulheres e sua beleza e os trajes coloridos. Os ensinamentos provém do estudioso e mestre Hassan El Hassan, coreógrafo, cantor e compositor do grupo folclórico que leva seu nome. Aprendemos noções básicas dos passos fortes dos pés, com batidas no chão, uso do quadril e da "aguiza", espécie de segunda saia usada por cima do traje típico, e significado expressivo das mãos e do olhar.
Canção Beduína
A noite é escura e os viajantes chegam, e os viajantes chegam... Nosso fogo queima brilhante para dar boas vindas a eles... Pobre o café com cardamomo... Os viajantes trazem alegria para esta "casa de lã": Louvado seja Deus! Louvado seja Deus!
(casa de lã: como os beduínos chamam suas tendas que são feitas de tapetes de lã)![]() |
Danças Folclóricas |