Dança Shaabi

Shaabi vem da palavra "sha b" que significa pessoas, povo.

Não se sabe ao certo quando começou, porém o primeiro cantor a obter êxito e sucesso com este estilo foi Ahmad Adawia, que gravou inúmeras músicas nas décadas de 60 a 80. Entre seus inúmeros sucessos está a música "Bent el Sultan" que foi muito dançada pelas bailarinas egípcias da época. Adawia foi a representação de um típico egípcio da média e baixa classe social, seus sonhos, desejos e vida.

A música shaabi não é muito rica se comparada ao estilo clássico egípcio cantado por Oum Koulsoum ou Abdel Halim Hafez, mas é agradável e prazerosa, muito apropriada para a dança.

Originalmente o shaabi começa com um "Mawal" (improvisação feita pelo cantor) em ritmo mais lento, acompanhado apenas por alguns instrumentos que respondem ao seu canto. Aqui o cantor mostra todo seu talento em interpretar os difíceis tons da música árabe. Após a música começa, entrando toda o orquestra e a percussão. Os líricos não são ricos, porém expressam o charme das artes populares, falam de amor, relacionamentos, vida, dificuldades cotidianas, mentiras e traições.

O estilo de voz para o shaabi também é de fundamental importância, sendo sempre uma voz mais rude, sem muito refinamento.

A classe alta egípcia olha para este estilo de música e dança como de classe mais baixa, porém quando toca uma música shaabi em casamentos ou festas, todos dançam e se divertem.

A maioria das dançarinas profissionais do Cairo usam este estilo em seus shows, sendo Fifi Abdo sua maior expressão, com sua dança solta, leve, porém "grudada" na terra, sem muita influência do ballet ou outras danças.

Originalmente no shaabi se usava galabia. Hoje em dia, com as regras de palco e show mudadas, pode-se também dançar shaabi usando duas peças como figurino.

(Foto e informações: Diana Tarkhan - Cairo)
   Danças Folclóricas
Rua João Dalfovo, 713, B. Pio X - E-maill: [email protected]

WebDesign: Priscila Brinker - E-mail: [email protected] - WebMaster: Raquel Machado - Contato: WebRoses